sexta-feira, 31 de julho de 2009

BBC - Planeta Terra - Profundezas Oceânicas





PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
Por Sandro C.Mattos - Biólogo

Preservar o que resta do planeta. Esta é uma questão abrangente e que requer muito estudo, pois não podemos tomar decisões que corrigem um lado, mas prejudicam o outro.
O segredo está no equilíbrio.O homem destruiu em menos de 400 anos o que o Planeta levou 6 bilhões de anos para construir. É uma pena.
Porém é notório que decisões diretas e urgentes devem ser tomadas, algumas até simples, que caberiam ao poder público criar formas de ação.
No Brasil, as coisas poderiam ser melhores se:

- fosse cumprida toda a legislação ambiental do país, sem interferência de pessoas e órgãos que tenham outros interesses. Veja só o que acontece na Amazônia onde interesses de terceiros passam por cima das Leis.

- tivéssemos uma educação ambiental mais direta voltada às crianças. Talvez a criação da matéria no curriculo escolar. Mas não acredito que isso viria a se realizar, especialmente num país onde os alunos sequer aprendem o mínimo básico, como sua própria língua ou matemática.

- O Governo deveria investir mais em Ciência Pura. Se as pesquisas fossem feitas por brasileiros, em laboratórios nacionais, e claro, com um maior contingente de soldados na defesa de nossas fronteiras, a exploração de nossas florestas e águas seria melhor controlada.

- grandes cidades precisam investir em meios de locomoção como o metrô, que pouco polui e transporta muitas pessoas ao mesmo tempo. O índice de poluição causado pelos veículos é gigantesco.

- a orientação massante sobre a necessidade da preservação natural e ambiental, lembrado que, até mesmo aquele que mora numa cidade de pedra como SP, tem nesta cidade seu ambiente e que devemos preservá-lo e melhorá-lo a cada dia. Se todo mundo achar que jogar um papel na rua de asfalto faz menos mal do que jogar este mesmo papel numa trilha na Mata Atlântica, andaremos em pouco tempo sob pilhas de papéis, ou a qualquer chuva, nadando nas enchentes provocadas pelos bueiros entupidos.

Lembremos que o planeta sobrevive sem o homem, mas o homem não é ninguém sem a sua morada universal.

Biólogo Sandro C.Mattos - São Paulo/SP
Greenpeace - Baleias