sexta-feira, 31 de agosto de 2012

2º FilmAmbiente


Festival Internacional do
Audiovisual Ambiental
Rio de Janeiro
De 31 de agosto a 6 de setembro de 2012

SEGUNDA EDIÇÃO DO FILMAMBIENTE EXIBE 74 FILMES

Com 13 longas e 16 curtas concorrendo ao Troféu Tainá, o 2º Filmambiente apresentará, ao todo,

74 filmes em seis mostras com diferentes focos, em quatro espaços do Rio. Toda a programação é gratuita.

A ex-senadora Marina Silva marcará presença na sessão de “Sobrevivendo ao Progresso”, que abre o festival.
Veja a Programação no site www.filmambiente.com

Contato: (55 21) 2513-5531

Escolha os filmes de sua preferência e mande um email para guest@filmambiente.com

Os ingressos ficarão disponíveis na sala de sua escolha até meia hora antes da Sessão.

Sujeito à lotação da sala.

Locais de Exibições:

Itaú Cinema (antigo Arteplex) - Praia de Botafogo, 316 – Botafogo - Tel.: 2559-8750

Instituto Moreira Salles - Rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea - Tel.: 3284-7400

Museu do Meio Ambiente - Rua Jardim Botânico, 1008 - Jardim Botânico - Tel.: 3874-1202

Centro Cultural da Justiça Federal - Av. Rio Branco, 241 - Centro - Tel.: 3204-2505

Entrada franca – Distribuição de senhas meia hora antes de cada seção.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Você sabe a diferença entre Peçonha e Veneno?

Você já deve ter ouvido nos programas e entrevistas na televisão os termos peçonha e veneno sendo utilizados de forma alternada e indiscriminada para se referir a uma mesma substância produzida por algum tipo de animal, normalmente perigoso e temido, como cobras, aranhas e escorpiões. E isso, provavelmente, o faz pensar que os dois termos podem ser aplicados para designar a mesma substância. Mas isso não é verdade.

Acredito que um dos grandes motivos para a enorme confusão entre os dois termos, fora, é claro, o desconhecimento, é a tradução mal feita dos livros e textos em inglês e dos programas originais em inglês da TV a Cabo, como Discovery, Animal Planet e NetGeo. Os ingleses e americanos costumam empregar corretamente as expressões em inglês venom e venomous (peçonha e peçonhento) e poison e poisonous (veneno e venenoso). Entretanto, quando o texto ou programa chega para a tradução, a expressão em inglês “venomous marine animals” é traduzida erroneamente como “animais marinhos venenosos”, quando o certo seria “animais marinhos peçonhentos”, pois o termo correto para animais marinhos venenosos é “poisonous marine animals”.
Por isso, vale a pena, mais uma vez, esclarecer a diferença entre peçonha e veneno, pois, infelizmente, até mesmo alguns biólogos não sabem e empregam os termos de forma incorreta.

Peçonha: é uma substância (uma toxina ou mistura de várias toxinas) de origem estritamente animal, produzida por uma glândula, capaz de alterar o metabolismo de outro animal quando inoculada através de um aparato natural do animal (espinhos, dentes e outros). A toxina é injetada no corpo da vítima através da pele intacta. Exemplo: peixes peçonhentos, como o peixe-leão, o mangangá e a raia, cobras, aranhas, escorpiões e águas-vivas. Na verdade, quando uma pessoa morde a outra, sua saliva pode atuar como uma peçonha, apesar da baixa agressividade.
Veneno: é uma substância (toxina) de origem animal, vegetal ou mineral, porém não é produzida por nenhuma glândula, nem pode ser inoculada naturalmente. A toxina entra no corpo através dos tratos digestivo ou respiratório ou por absorção através de um tecido intacto, como a pele. Usualmente, os animais venenosos são aqueles que produzem envenenamento (intoxicação) quando ingeridos, na maioria das vezes ainda frescos, pois apresentam secreções tóxicas em seus organismos, como alguns peixes, como o baiacu, e algumas plantas.
Então, cobras, escorpiões e aranhas são animais peçonhentos que podem inocular peçonha. Só seriam venenosos se, ao comê-los, provocassem envenenamento.
  Por Marcelo Szpilman*