terça-feira, 15 de abril de 2014

Ave que bota ovo azul está ameaçada de extinção


 

Do UOL, em São Paulo
  • Acervo Fundação O Boticário/Valdir Gonçalves/Divugação
    Os macucos fazem ninhos no chão e os machos são os responsáveis por eles Os macucos fazem ninhos no chão e os machos são os responsáveis por eles
Ovos coloridos costumam ser vistos em algumas vitrines de bares e lanchonetes. Mas você sabia que existe um ovo naturalmente azul? O macuco, ave ameaçada de extinção que vive na Mata Atlântica, bota ovos de cor azul-esverdeada.

  • A espécie se parece com galinhas, mas é parente das emas
Valdir Gonçalves, funcionário da Reserva Natural Salto Morato, no Paraná, teve a sorte de encontrar um desses! Ele é azul para se confundir com as folhas secas do solo, onde a espécie os choca.
"Os ovos brancos seriam muito mais chamativos. A coloração verde-turquesa muda com o passar dos dias e eles ficam mais escuros", explica Marion Letícia da Silva, coordenadora de Áreas Protegidas da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.
Conheça o macuco
Cada ninhada tem seis ovos, em média. Os machos da espécie são quem chocam e protegem os ovos, além de cuidarem dos filhotes quando eles nascem. Ainda bebês, os  macucos ficam sob as asas do pai. Quando completam seis dias já conseguem subir em galhos de até um metro.
Os macucos se parecem com galinhas, mas não são parentes delas. "Estas aves têm as emas como primas mais próximas", conta Marion.
Por isso, e pelo fato de ser uma espécie quase extinta, é difícil encontrar uma ave como essa por aí.
Leia mais em: http://zip.net/bwm54k

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Empresa cria jardim no telhado e diz cortar gasto de ar-condicionado em 40%

Uma incorporadora, que antes desmatava terrenos inteiros para implantar imóveis, resolveu mudar de atividade e começar a elaborar projetos que valorizam o meio ambiente. A empresa aplica mudas de plantas em telhados e paredes de empreendimentos novos e antigos, transformando os espaços em verdadeiros jardins.














"A incorporadora tira o que é da natureza e não devolve. Queria minimizar esse impacto melhorando a qualidade do ar e reduzindo o consumo de água e energia elétrica dos imóveis", diz.
De acordo com Feijó, o telhado coberto por um gramado funciona como um isolante térmico e reduz a temperatura interna do imóvel em até 8º C. Segundo o empresário, a economia de energia elétrica em prédios comerciais que utilizam ar-condicionado pode chegar a 40% com o telhado verde.
A redução do gasto de energia é confirmada pelo coordenador do curso de arquitetura e urbanismo do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Ênio Moro Júnior. Para o especialista, no entanto, a economia pode chegar a 15% e a redução da temperatura interna a, no máximo, 5º C.
Desde que foi criada, a empresa, com sede em Porto Alegre (RS), já implantou 250 mil metros quadrados de telhado verde, sendo 70 mil –equivalentes a quase dez campos oficiais de futebol, segundo o padrão Fifa– somente no ano passado, segundo Feijó.
O preço para instalar o telhado verde varia conforme o projeto, tamanho do imóvel e tipo de planta escolhido, de acordo com o empresário. Para casas, o valor pode chegar a R$ 10 mil. Para empresas, condomínios e hotéis, o custo pode ser acima de R$ 100 mil.

Água captada da chuva, pia e chuveiro pode irrigar telhado 

Depois de instalado, o telhado verde necessita de um sistema de irrigação para o dono cuidar da sua limpeza e conservação, segundo Feijó. Para realizar esta tarefa de forma sustentável, a Ecotelhado desenvolveu um sistema que capta água da chuva, pias, chuveiros e vasos sanitários do imóvel.
Antes de chegar ao telhado, a água captada passa por um tanque debaixo do solo, que filtra as impurezas e a prepara para a reutilizada. A mesma água pode ser aproveitada na descarga do vaso sanitário, de acordo com o empresário.
"Em prédios comerciais, onde o consumo de água não potável é maior, a economia pode chegar a 70%. Já em casas e condomínios residenciais, a redução no uso da água fica entre 30% e 40%", declara.

Imóveis antigos precisam de estrutura resistente

Moro Júnior afirma que a instalação do telhado verde em prédios já construídos exige cuidados. O motivo é que o gramado pode gerar um acréscimo de 60 kg ou mais por metro quadrado sobre a estrutura do imóvel.
"Os alicerces da casa precisam ser resistentes para suportar o peso extra. Além disso, o telhado precisará de uma camada impermeabilizante debaixo da grama e de um sistema de drenagem para evitar sobrepeso com a água da chuva. É algo que não dá para ser feito sem o auxílio de um arquiteto ou engenheiro", afirma.

Solução é tendência no mercado, mas nicho ainda é pequeno

De acordo com o professor de empreendedorismo do Insper Marcelo Nakagawa, o uso de telhados verdes é uma tendência entre as construtoras e incorporadoras de grande porte. No entanto, segundo ele, os custos de instalação e de manutenção do telhado verde dificultam uma adesão em maior escala no mercado.
"É um nicho ainda pequeno e apenas construtoras de alto padrão têm interesse em fazer um prédio com telhado verde. Hoje, dificilmente empreendimentos voltados para as classes com menor poder aquisitivo utilizariam essa solução porque encareceria demais o valor do imóvel", declara.

 

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Resumo sobre as principais estruturas e organelas celulares


Funcionamento do Sistema Digestório


3º Simpósio Nacional de Áreas Protegidas

III Simposio Nacional de Areas protegidas    

 
Data do evento: 28/05/2014 - 30/05/2014


Os esforços para conservar a biodiversidade enfrentam dois desafios principais: primeiro, a necessidade de destinar mais áreas para a proteção da biodiversidade e segundo, essas terras destinadas à conservação precisam ser adequadamente protegidas.
III Simpósio Nacional de Áreas Protegidas visa criar condições favoráveis para a troca de experiências e informações entre pesquisadores, profissionais e gestores de áreas protegidas, contribuindo para o fortalecimento das áreas protegidas no Brasil.
Os principais temas discutidos no simpósio serão a efetividade de manejo e a representatividade das unidades de conservação nos biomas brasileiros. Discutir estes temas possibilitará um avanço no que diz respeito à efetividade de gestão destas áreas.
A programação do Simpósio envolve também o I Encontro de Reservas Particulares (RPPNs) da Zona da Mata, promovido pela associação de proprietários de RPPNs de Minas Gerais (ARPEMG). O Programa de Incentivo às Reservas Particulares do Patrimônio Natural, parceria entre a CI-Brasil e a SOS Mata Atlântica, estará representado por Mariana Machado, coordenadora do Programa. Mariana participará do debate sobre incentivos econômicos a RPPNS no dia 30/5 à tarde, apresentando a experiência do Programa.


- Veja os detalhes do evento:


Data
28 a 30 de maio de 2014

Local
Universidade Federal de Viçosa, Viçosa -MG

Público Alvo
Professores universitários, pesquisadores e profissionais da área; gerentes e técnicos de órgãos ambientais; gestores de áreas protegidas; estudantes de graduação e pós-graduação;e demais interessados pela área.

Objetivo
Criar condições favoráveis para a troca de experiências e informações entre pesquisadores, profissionais e gestores de áreas protegidas, contribuindo assim para o fortalecimento das áreas protegidas no Brasil e possibilitando um avanço no que diz respeito à efetividade de gestão das mesmas

Programação
A programação está disponível no site do evento: http://www.snap2014.com.br/index.php/programacao.html .

Inscrições
Para se inscrever, acesse o site do evento: http://www.snap2014.com.br/index.php/inscricao.html .

Certificado
Os participantes receberão os certificados no dia 30, na secretaria do evento. Certificados não retirados, não serão enviados pelo correios

Outras informações:
http://www.snap2014.com.br/

5 ideias para ser sustentável plantando árvores
04/04/2014



Que as árvores tornam qualquer cidade melhor, todo mundo sabe! Amenizam o clima, purificam o ar, oferecem sombra nos dias quentes e transformam qualquer avenida em uma paisagem de grande beleza cênica. Você tem um espaço no seu jardim ou conhece alguma área da sua cidade em que esses vegetais possam ser plantados? Então, mãos à obra e confira nossas dicas!


1. Vai plantar uma árvore? Opte por espécies nativas! Áreas abertas e sem vegetação podem receber árvores de diferentes portes, velocidade de crescimento e perfil. Recomenda-se, porém, alguns passos para o sucesso do plantio, como preparo anterior da terra para extrair o capim, espaçamento correto entre as futuras árvores (média de 2,5 metros de distanciamento), adubação, irrigação diária no primeiro mês. Algumas árvores pioneiras precisam de muita luz para o crescimento inicial (aroeira, canafístula, guapuruvu), outras se desenvolvem na sombra (palmito, peroba, cedro). Pesquise com organizações especializadas e na Secretaria de Meio Ambiente de seu município quais as árvores nativas de sua região.


2. Árvores frutíferas são bem vindas! O plantio de árvores modifica e melhora o ambiente, atraindo pássaros como sabiás e bem-te-vis, que procuram larvas de insetos e transportam sementes, permitindo a chegada de uma nova diversidade de espécies vegetais.


arvores
3. Fique de olho nas regras de arborização urbana. Plantar árvores na cidade exige um conhecimento prévio das características da espécie para que não ocorram danos à planta nem ao equipamento público (fiação elétrica, rompimento da calçada por raízes, entre outros). Basicamente, as espécies devem permitir a incidência de sol, coexistir com as redes de iluminação, manter distância adequada das casas e serem de espécies de pequeno porte com raízes superficiais, entre elas estão o ipê-de-jardim, flamboianzinho, goiaba-serrana, romanzeira ou algodão-do-brejo. Busque a orientação da secretaria de meio ambiente do seu município também.


4. Pratique a agroecologia – a agroecologia é uma forma de agricultura que valoriza o potencial biológico dos processos produtivos. Aproveitando a fertilidade do solo, possui várias correntes voltadas à produção de alimentos, como a agricultura orgânica, biodinâmica ou a permacultura. A primeira mantém a fertilidade natural do solo para o manejo agrícola, sem o uso de elementos químicos. Em propriedades de pequeno e médio porte, os alimentos orgânicos compõem hoje mais de 2% da produção nacional. Já a permacultura imita a composição espacial das matas, integrando lavoura, espécies florestais, criação de animais e aspectos paisagísticos ao ambiente.


5. Produza o adubo para sua árvore! É possível produzir fertilizantes naturais a partir de lixo, com um chamado sistema de compostagem. Para isso,  deve-se preparar um composto: colocar o material orgânico num recipiente com furos e tampa, jogando cascas e restos de frutas e verduras, folhas, cascas de ovos, sobras de comida, ossos picados e terra. Deixe a composteira em local arejado e revolva o material duas vezes por semana. Coloque uma camada fina de terra sobre a matéria orgânica para evitar mal cheiro. Serão formados microorganismos que decompõem o material até surgir o húmus maduro, o que leva cerca de três meses.


- See more at: http://www.sosma.org.br/blog/5-ideias-para-ser-sustentavel-plantando-arvores/#.dpuf

Brasil ganha Índice de Saúde do Oceano


 

Com informações da Conservação Internacional (CI-Brasil)


Pela primeira vez, o Brasil dispõe de um índice que reúne aspectos ambientais, sociais e econômicos providos pelo mar. Trata-se do Índice de Saúde do Oceano do Brasil (em inglês, OHI-Brasil), publicado hoje, 2 de abril, na revista científica PLOS ONE, que avaliou todos os 17 estados da costa brasileira, usando as melhores bases de dados disponíveis referentes a 2012. Cada estado recebeu sua própria pontuação. Sob coordenação da pesquisadora Cristiane Elfes, do Departamento de Ecologia, Evolução e Biologia Marinha, da Universidade da Califórnia Santa Bárbara, EUA, o estudo contou com a colaboração de especialistas de universidades americanas e da ONG ambientalista Conservação Internacional.
O Brasil foi escolhido para esse levantamento regional porque possui uma das mais longas linhas de costa do mundo, uma alta diversidade biológica marinha e costeira e uma das maiores economias mundiais. A Zona Econômica Exclusiva do Brasil totaliza 3.660.995 km2 no Oceano Atlântico Sul.
Essa primeira tentativa de levantamento da saúde do oceano no Brasil fornece uma linha de base relevante a partir da qual mudanças futuras podem ser mensuradas. Também destaca onde são necessárias melhores informações que podem ajudar a guiar ações de políticas e gerenciamento em escalas nacionais e sub-nacionais.
Para Cristiane Elfes, a relevância desse indicador se dá por seu ineditismo. “Sabemos que ainda há pontos a aprimorar, mas o primeiro passo foi dado. Esperamos tornar o OHI-Brasil um programa conduzido por instituições brasileiras, para monitorar a situação dos mares em longo prazo. Essa é uma ferramenta fundamental para a tomada de decisões no ambiente marinho”, garante.
O OHI-Brasil é uma variação regional do estudo global lançado em 2012, em um trabalho colaborativo de várias universidades e ONGs, liderado por Ben Halpern, do Centro Nacional para Análise e Síntese Ecológica dos EUA, e reavaliado anualmente para incluir dados mais recentes disponíveis. Ele compara cientificamente e combina os elementos chaves de todas as dimensões da saúde do oceano – biológica, física, econômica e social – para mensurar o quão sustentável é o uso que as pessoas fazem dos recursos e serviços oferecidos pelo oceano e ambientes costeiros.
Uma das grandes dificuldades dos pesquisadores na elaboração do OHI-Brasil se concentrou na reunião de dados para alguns setores importantes, como a pesca, por exemplo, “porque eles simplesmente não existem para todos os estados”, contou Guilherme Dutra, diretor do Programa Marinho da Conservação Internacional (CI-Brasil) e coautor do estudo. “O governo federal parou o monitoramento pesqueiro nacional em 2011 e mesmo antes disso os dados eram descontínuos no tempo e na distribuição espacial. É imprescindível que o governo gere informações básicas como estas, pois sem monitoramento não há gestão sustentável”, enfatizou Dutra.

Metas

O índice é organizado em torno de 10 metas: provisão de alimentos (pesca artesanal e aquicultura); oportunidade de pesca artesanal, produtos naturais; armazenamento de carbono; proteção costeira; subsistência e economias costeiras; turismo e recreação; identidade local; águas limpas e biodiversidade.
A pontuação de cada meta varia entre 0 e 100. Uma pontuação de 100 significa que o sistema avaliado atingiu a meta proposta (o ponto de referência), oferece todos os benefícios especificados de forma sustentável e é provável que siga dessa maneira em um futuro próximo. Uma pontuação 0 significa que, embora os dados estivessem disponíveis, o estado não desfruta de nenhum dos benefícios especificados ou ainda que esses benefícios são obtidos de maneira não sustentável.
A pontuação do Brasil no estudo nacional foi de 60. Armazenamento de Carbono (89), Proteção Costeira (92) e biodiversidade (85) – todas dependentes da saúde dos habitats marinhos – foram as pontuações mais altas das metas nacionais. Produtos Naturais (29), Turismo e Recreação (31) e Provisão de Alimentos (36) foram as pontuações mais baixas. Aquicultura (6) obteve uma
pontuação muito baixa, o que contribuiu para a queda em Provisão de Alimentos.
Conforme o estudo, a pontuação baixa para a meta Produtos Naturais indica que o país não está utilizando da maneira apropriada os recursos não alimentares disponíveis. “Seria bastante proveitoso rever essas oportunidades de produção sustentável”, garantiu Elfes. A disseminação dos benefícios do turismo a mais estados pode ajudar a melhorar a pontuação da meta Turismo e Recreação, assim como em Subsistência e Economia Costeiras. Entretanto, para isso é necessário o desenvolvimento de infraestrutura adequada para atrair e atender aos visitantes, evitando efeitos sociais e ambientais indesejados.
Já para elevar a pontuação em Provisão de Alimentos, é preciso, como aponta o estudo, que o Brasil melhore a sustentabilidade da pesca e desenvolva a aquicultura sustentável em mais estados.
Outro ponto de destaque conforme Guilherme Dutra é a pequena área hoje protegida sobre o mar, que não chega a 0,35% de áreas protegidas mais restritivas como Parques e Reservas Extrativistas, ou apenas 1,6% se consideradas também as Áreas de Proteção Ambiental. “Isso afetou negativamente vários resultados da análise. O Brasil precisa seguir o exemplo dos países que estão olhando para o oceano com cuidado, planejando os usos nesta área e protegendo os ecossistemas marinhos mais importantes. Aqui, áreas de extrema importância como a Região dos Abrolhos estão sendo destruídas pela sobrepesca e constantemente ameaçadas por atividades como a exploração de petróleo ou a carcinicultura. E o governo não consegue colocar para frente as áreas de proteção propostas”, concluiu Dutra. Atualmente, uma petição online está coletando assinaturas solicitando à Presidente Dilma Rousseff maior proteção para Abrolhos.

Estados brasileiros

Os 17 estados costeiros do Brasil foram avaliados, usando as melhores bases de dados disponíveis para todos os estados referentes a 2012, assim como dados globais que eram possíveis de ser analisados por estado. As pontuações estaduais variam de 71 (Rio de Janeiro) a 47 (Piauí). Os autores explicam que embora o Rio de Janeiro tenha obtido acima de 80 pontos em cinco metas, as outras possuem pontuações consistentemente baixas. Diferente do Piauí que, mesmo obtendo pontuações acima de 80 em três metas, foi o estado que apresentou os pontos mais baixos em seis delas. Metas baseadas em ecossistemas, incluindo Armazenamento de Carbono, Proteção Costeira e Biodiversidade, foram as que atingiram as maiores pontuações estaduais, com exceção do Rio Grande do Norte, onde a rápida expansão de fazendas de camarão tem causado altas taxas de perda de manguezais.
_______________________________________________________________________________

A citação do artigo é:

Elfes CT, Longo C, Halpern BS, Hardy D, Scarborough C, Best BD, Pinheiro T, & Dutra GF (2014).
A Regional-Scale Ocean Health Index for Brazil. PLOS ONE 9(4): e92589.

O artigo completo online está disponível em:
http://dx.plos.org/10.1371/journal.pone.0092589

Um resumo do OHI Brasil, dados e métodos detalhados podem ser encontrados em:
www.oceanhealthindex.org/regionals/brazil

- See more at: http://www.sosma.org.br/17496/brasil-ganha-indice-de-saude-oceano/#sthash.meMhJN4C.dpuf