sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Mercado de biotecnologia aquecido

Autor: Roni Silva

Definindo a biotecnologia de forma ampla e geral, podemos dizer que ela é o uso de organismos vivos para a produção de bens e serviços.  O mercado de trabalho é amplo como a área, mas em destaque encontra-se a subárea de biotecnologia da saúde que vem se inovando cada vez mais e recebido altos investimentos que aceleram o seu desenvolvimento.

A biotecnologia é considerada o futuro da indústria farmacêutica e atualmente o Brasil caminha para iniciar a implementação de uma indústria nacional, mas empresas internacionais já chegaram ao país e a competitividade aumenta cada vez mais.
O foco do mercado de biotecnologia em saúde é a produção de remédios biológicos e a execução de pesquisas clínicas com pacientes brasileiros. Ainda existe um mercado enorme em crescimento e poucos cursos de especialização ou formação na área.

Em entrevista Marcelo Vianna de Lima, diretor Médico da AMGEN|BERGAMO falou sobre as inovações do mercado na área de biotecnologia da saúde: “Graças aos últimos avanços da medicina no conhecimento de novos processos moleculares responsáveis pela geração de doenças, novos tratamentos com base em biotecnologia estão sendo desenvolvidos de forma “personalizada”, de acordo com a genética e o fenótipo (exclusivo) de cada pessoa. A medicina, até então experimental e com soluções de massa, está migrando para uma medicina baseada em evidências e na personalização do tratamento”.
Lima ressalta ainda que os investimentos na área tendem a crescer cada vez mais, visto que as mudanças no setor afeta radicalmente na vida das pessoas, dando mais poder a médicos e pacientes e desmistificando doenças que antes eram letais.
O mercado na área tem evoluído de forma rápida e por isso, os profissionais da área devem se adequar a esta realidade e terem facilidade de aprendizado, atuando em ambientes multiculturais, sabendo lidar com alto nível de exposição, visto que nosso país tem sido plataforma de aprendizagem para outros países. Vale reforçar também que a área proporciona grande aprendizado em várias áreas e o seu crescimento estimado é sempre superado, finaliza Marcelo.


Fonte: Mercado de biotecnologia aquecido | Portal Carreira & Sucesso

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

SISUTEC - Cursos Gratuitos

Iniciou-se no dia 11/08/2014 o processo de inscrição das vagas remanescentes do PRONATEC para quem não fez o ENEM.

As inscrições vão até o dia 20/08/2014, isso vale para TODO O BRASIL.

Assim, se você tem interesse em fazer um curso técnico e não pode fazê-lo por não ter participado do ENEM esse é o momento.

Acesse o site do Sisutec (http://sisutecinscricaoonline.mec.gov.br/inscricao-online/pesquisar-vagas) e faça a sua inscrição, são cursos gratuitos em todo o Brasil.

Evento - Painel Água: Conservação e Reúso


























A Cultura Sustentável, a Veolia Water Technologies e a Virada Sustentável apresentam o 1º Painel Água: Conservação e Reuso, um encontro sobre gestão sustentável e tecnologias para os recursos hídricos.

O evento ocorre no dia 26 de agosto das 9h as 13h no Grande Auditório do Masp (Av. Paulista, São Paulo-SP).

Será uma pré-abertura da Virada Sustentável, o maior movimento de mobilização colaborativa para a sustentabilidade do Brasil, que este ano será do dia 28 a 31 de agosto, em São Paulo.

Temas abordados:

PAINEL 1 – CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA

PAINEL 2 – TECNOLOGIAS APLICADAS AO CONSUMO RACIONAL DOS RECURSOS HÍDRICOS

Malu Ribeiro, coordenadora da Rede das Águas da SOS Mata Atlântica, está entre os palestrantes do evento.

Informações e inscrições no site: http://www.culturasx.com.br/painelaguaveolia.

SERVIÇO Painel Água: Conservação e Reúso
Data: 26 de agosto de 2014
Horário: 9h00 às 13h00
Local: MASP – Grande Auditório
Endereço: Avenida Paulista, 1578 – São Paulo

Participe!

Fonte: http://www.sosma.org.br/eventos/painel-agua-conservacao-e-reuso/#sthash.elPSV0wf.dpuf

Como se comportar em um Zoológico

A visita ao Zoológico é ótima atividade a ser planejada e realizada durante o curso de Zoologia. Se possível, realizar mais de uma saída durante o curso, para que os objetivos de uma única não sejam tão numerosos.
Outra opção é organizar os objetivos por grupos de alunos e, dessa maneira, uma ou duas idas serão suficientes. Posteriormente, os grupos trocam informações e comentam suas anotações na sala de aula.
A saída para o Zoológico, como todo estudo de meio, deve ser planejada e organizada para que não ocorram frustrações metodológicas e pedagógicas. Deve ser montado um roteiro, com questionamentos e atividades, de tal modo que a visita subsidie o curso.

 Para tanto, a visita pode ser feita antes, durante ou depois do curso de zoologia, pois representa inclusive um elemento de avaliação.
O zoológico é uma área destinada ao lazer e à educação do público, e para freqüentá-lo é importante observar algumas regras:

1. Inicialmente, não dê nem permita que dêem alimento aos animais, pois eles possuem uma planilha própria que visa seu bem-estar e fornecer condições de reprodução em cativeiro. Além disso, os alimentos consumidos pelos visitantes, como pipocas, amendoim, salgadinhos, doces, são todos condimentados, podendo causar distúrbios gastrointestinais nos animais.
2. Muitos dos animais expostos em um zôo são de hábitos noturnos e, por isso, durante o dia permanecem deitados, espreguiçando-se ou mesmo dormindo. Algumas pessoas, com o intuito de fazer com que os animais se movimentem, arremessam objetos neles, como pedras, latas, tijolos, etc. Tal comportamento é inaceitável, pois muitos animais em zôos têm sido mortos atingidos por objetos arremessados por visitantes ou morreram por terem ingerido objetos arremessados por visitantes. Portanto, nunca permita que arremessem objetos nos animais.

3. Em geral, nos zoológicos existem placas indicativas sobre as espécies mantidas e avisos de segurança. Nunca deixe de considerar seriamente um aviso de segurança, tal como: "estes animais mordem", "não ultrapasse", "proibido a utilização de flash", etc. Tais avisos têm o objetivo de evitar graves acidentes.
4. Finalmente, talvez a regra mais importante, nunca, mas nunca mesmo, ultrapasse as barreiras de proteção para se aproximar dos animais, da tela ou qualquer outro elemento que os separe do público. Animais aparentemente dóceis podem ser de alta periculosidade, podendo matar ou ferir seriamente um visitante, mesmo dentro de recintos fechados. Por exemplo, o chimpanzé, tido pelo público como um animal dócil, na verdade é um dos animais mais perigosos que podem existir em um zoológico.

Luiz Roberto Francisco, Biólogo,
Especialista em manejo de animais selvagens.
Curador de Répteis e Aves. Fundación Temaikèn - Argentina.

Fonte: Recebido por e-mail (sem identificação)