Clean Up The World 2012
Ano Internacional das Cooperativas - Tema 2012 da ONU / UNEP / CLEAN UP THE WORLD.
Junte-se aos 35 milhões de pessoas de mais de 125 países em prol de um mundo mais limpo!
Seja Voluntário! Contamos com a sua Presença!
________________________________________
Dia 15 de Setembro de 2012 – Sábado, de 10 às 13 horas (veja abaixo os pontos de encontro)
Rio de Janeiro (praias de Copacabana, Flamengo, Vermelha, Ipanema, Leblon, Barra da Tijuca, Recreio, Prainha e Grumari, Lagoa Rodrigues de Freitas, Baía de Guanabara, Ilha de Paquetá, Niterói, Sepetiba e Itaguaí), Maricá (RJ), Saquarema (RJ), Cabo Frio (RJ), Americana (SP), Florianópolis (SC), Aracajú (SE), São Luiz (MA) e Fazenda Rio Grande (PR).
10º Ano - Em 2003 o Clean Up The World teve início na praia de Copacabana, com menos de 100 voluntários. Em 2012 serão mais de 40 localidades no Brasil e 15 mil voluntários.
________________________________________
O Instituto Ecológico Aqualung e seu Projeto Limpeza na Praia, que realizam esse evento pelo 10º ano consecutivo, conclamam a todos e a seus associados a participarem ativamente dessa ação extremamente importante para a qualidade de vida de todos, especialmente dos animais marinhos. Milhares de voluntários atuarão por todo o Brasil em um grande mutirão de limpeza e também de conscientização para Não Jogar Lixo em lugares impróprios.
O Dia Mundial de Limpeza ou Clean Up The World é, essencialmente, um evento do tipo "mãos à obra". Tem o claro objetivo de fazer algo concreto pelo meio ambiente com resultados imediatos e locais: limpar o lixo descartado irresponsavelmente e acumulado em todos os litorais do planeta. Simboliza também a união mundial e a dedicação em prol de um mundo mais limpo, consciente e saudável para a humanidade.
Essa iniciativa, que teve início na praia de Copacabana (RJ), em 2003, cria a oportunidade da participação voluntária individual e anônima. Ou seja, qualquer pessoa interessada pode ajudar de forma efetiva, mesmo que não faça parte de um grupo formado para atuar no dia do evento (veja abaixo os pontos de encontro para poder participar). Deixando de jogar lixo nas praias, mares, rios e lagoas, ao mesmo tempo em que ajudamos na limpeza desses ambientes, retirando os detritos sólidos descartados de forma irregular, podemos vislumbrar dias melhores para o seres marinhos e para nós mesmos. Afinal, quem não gosta de chegar na praia, respirar o ar fresco, pisar na areia branca e mergulhar na água limpa.
Esse evento vem se tornando um dos eventos ambientalistas internacionais mais conhecidos, participativos e efetivos do mundo. Participam simultaneamente neste dia mais de 35 milhões de pessoas de mais de 125 países em prol de um mundo mais limpo. Essa ação visa ampliar a conscientização, reforçar a educação ambiental dos usuários em relação ao lixo lançado nas praias e fazer uma coleta seletiva que será doada à instituições de reciclagem, gerando ao final um relatório a ser enviado posteriormente para a ONU/UNEP.
Como sempre fazemos, além das luvas, 60 mil sacolas de plástico reciclado serão distribuídas aos voluntários nos pontos de encontro determinados, e os resíduos coletados serão catalogados, para gerar um Relatório Final para a ONU, e destinados às cooperativas e instituições de reciclagem. Durante esses anos de campanha, mais de 120 toneladas de microlixo foram retiradas de nossas praias, melhorando a qualidade de vida e impedindo que animais marinhos viessem a se asfixiar e morrer por inanição.
O Clean-up The World 2012 conta com:
Patrocínio: SIEMENS
Co-Patrocínio: Coca-Cola Brasil e SABB (Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil)
Apoio: Hotel JW Marriott RJ, Prefeitura de Cabo Frio / Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Ambiente, Outback, Fun Dive, Setransp,
SEMA (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão), Marinha do Brasil, Estaleiro Naval, Nova Rio, Dover Roll,
Hotéis Othon, Prezunic, Hotel Fasano, Fasano Al Mare, Ipiranga, Metrô Rio, Hotel Sheraton Barra, Hotéis Marina, Green By Missako, IDESC,
Guarda Municipal RJ, Colégio Palas, Jeep Tour, Aqualittera, Piratas do Mergulho, FESERJ, ASAG, Videoclipping, Agência Rio de Notícias,
Ministério do Meio Ambiente (MMA) / Governo Federal, Adapt Surf, Aqualung, Amigança Produções, Reviverde, AMOR, Supervídeo,
Clube Carioca de Canoagem, Clean Up The World Australia.
Destacamos que a ação, pela primeira vez, acontecerá em Itaguaí em 14 de setembro, com o Instituto Boto Cinza. No dia 22 de setembro, no Paraná, na Fazenda Rio Grande, a Limpeza será feita com a SABB (Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil).
Participe com sua família do Clean Up The World, coordenado pelo Instituto Ecológico Aqualung.
Essa é uma ótima oportunidade para ajudar a manter nosso planeta limpo.
Seja Voluntário! Contamos com a sua Presença!
________________________________________
Pontos de Encontro / Coordenadores de Área:
(Sempre com início às 10 horas e término às 13 horas, em todos os pontos)
Rio de Janeiro / RJ
Praia de Copacabana:
A) Leme - Próximo à Pedra do Leme, onde os voluntários caminharão em direção ao JW Marriott Hotel RJ, na rua Santa Clara (Grupo dos Hotéis Othon e Outback);
B) Colônia dos Pescadores / Posto 06 - A coleta será também em direção à rua Santa Clara (Grupo da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio de Janeiro - Prefeitura RJ);
C) Em frente à rua Santa Clara - com alunos da Rede de Ensino; voluntários do JW Marriott Hotel RJ e agentes ambientais da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio de Janeiro - Prefeitura RJ;
D) Rua Rodolfo Dantas - Grupo do Metrô Rio, em direção à rua Santa Clara.
Praia do Flamengo: Próximo à Marina da Glória, com a Guarda Municipal.
Praia Vermelha: Na Praia Vermelha, com os Mergulhadores do Piratas do Mergulho.
Praia de Ipanema:
A) Pedra do Arpoador - Posto 07, onde os voluntários caminharão rumo à rua Garcia D´Avila;
B) Em frente ao Hotel Fasano, caminhando até a rua Garcia D´Avila;
Praia do Leblon: Na Ponta da Praia do Leblon, até o Jardim De Alah.
Lagoa Rodrigo de Freitas: No Parque dos Patins, com uma grande mobilização junto à Colônia de Pescadores Z-13.
Barra da Tijuca:
A) No Posto 02 com os Grupos Adapt Surf, Outback, e funcionários e familiares da SABB (Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil) e Prezunic;
B) Em frente ao Hotel Sheraton Barra – com Grupos do Hotel Sheraton Barra e Reviverde.
Recreio: Encontro no Posto 12, na Praça Tim Maia, com o Grupo do Colégio Palas-Recreio; e a AMOR (Associação de Moradores do Recreio).
Prainha: Encontro em frente ao Parque da Prainha, com surfistas locais, e os Grupos da Prefeitura e COMLURB.
Grumari: Encontro na Praia de Grumari, com a ASAG (Associação de Surfistas do Grumari) e FESERJ (Federação de Surfe do Rio de Janeiro).
Baía de Guanabara: Ponto de encontro na Praia da Urca, com canoístas do Clube Carioca de Canoagem / CCC.
Ilha de Paquetá: Encontro na Praia da Moreninha, com a Guarda Municipal.
Niterói - Via Patrocínio Oficial da Siemens, e Parceria com a Subsecretaria de Sustentabilidade de Niterói - RJ:
Praias de Itaquatiara, Icaraí, São Francisco, Charitas, Itaipú, Gragoatá, Flexas, Piratininga, Lagoa de Piratininga, Praia de Boa Viagem.
Sepetiba: Encontro no "Coreto", com a coordenadora Magali Jordão; e com moradores locais e Grupos da Guarda Municipal.
Itaguaí: Encontro no Instituto Boto Cinza.
Cabo Frio / RJ
Concentração Geral na Praia do Forte e suas proximidades (Coordenação: Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Ambiente – Coordenadoria Geral de Meio Ambiente).
Maricá / RJ
Em frente à Escola Municipal Marcus Vinícius Caetano Santana, com a coordenadora, Paula Guerra.
Saquarema / RJ
Concentração na Praia de Itaúna; com surfistas e moradores desta localidade.
Americana / SP
Concentração Geral na Praia dos Namorados, com o Grupo da SABB (Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil) e Barco Escola.
Florianópolis / SC
Encontro com o IDESC, na Lagoa da Conceição.
Aracajú / SE
A Ação ocorrerá em toda a extensão da Praia de Atalaia, com funcionários do Setransp.
São Luís / MA
A cidade comemora os seus 400 anos neste ano. A mobilização local será coordenada pela SEMA (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão), em diversas praias da região.
Fazenda Rio Grande / PR
Encontro nas margens do Rio Grande, com o Grupo da SABB (Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil), Prefeitura, Acinfaz e demais instituições locais.
________________________________________
Organização Geral: em frente ao Hotel JW Marriott RJ - Praia de Copacabana.
Marcelo Szpilman (Diretor do Instituto Ecológico Aqualung) - (21) 9266-2928.
Coordenação Geral:
Anna Turano Botelho e Hildon Carrapito
Coordenadores do Projeto Limpeza Na Praia
Organização Clean Up The World RJ / Brasil
Projeto Limpeza Na Praia / Instituto Ecológico Aqualung - IEA
Telefax.: 55 21 2225-7387 Cel.: 55 21 9522-1051 / 7848-3084 / 7830-6842
Site: http://www.institutoaqualung.com.br/limpeza.html
E-Mail: limpezanapraia@institutoaqualung.com.br
A Biologia é a ciência que estuda a vida e tudo o que a envolve. Este blog tem como meta, divulgar assuntos voltados às mais diversas àreas das Ciências Biológicas, como saúde, meio ambiente, seres vivos, palentologia, etc.
quinta-feira, 13 de setembro de 2012
Gincana Ecológica de Limpeza de Praia
Dia Mundial de Limpeza 2012
4º Prêmio Tatuí – Instituto Ecológico Aqualung
OBJETIVOS DO EVENTO
Incentivar a educação ambiental nas escolas do ensino médio e fundamental, inicialmente na cidade do Rio de Janeiro, através da participação dos alunos em um grande evento de limpeza de praia, transformado em uma gincana ecológica, e criar a oportunidade para os familiares desse alunos, e a população que freqüenta as praias, acompanhar o evento e assim conscientizar-se da real necessidade de manter nossas praias limpas.
CONCEITOS DO EVENTO
O evento será realizado no sábado, dia 15 de setembro de 2012, junto ao Dia Mundial de Limpeza 2012 ou Clean Up the World 2012, coordenado há 10 anos consecutivos pelo Projeto Limpeza na Praia, do Instituto Ecológico Aqualung, que é o representante oficial do Clean Up the World no Brasil.
A presença do Tatuí nas praias é um excelente indicador de que aquele ambiente está limpo e saudável. O objetivo de dar o nome desse pequeno crustáceo ao prêmio é incentivar a percepção da importância de se manter o ambiente marinho preservado. O Prêmio Tatuí representa assim uma excelente oportunidade para as crianças e adolescentes mostrarem seu comprometimento de mudança de atitude em favor do meio ambiente e ensinarem seus pais e familiares a cuidar do nosso planeta.
O DIA MUNDIAL DE LIMPEZA
O Dia Mundial de Limpeza ou Clean Up the World, é uma ação internacional de educação ambiental que ocorre em um mesmo dia, em mais de 120 países, unindo forças de 35 milhões de pessoas, e empunhando a bandeira da limpeza para fazer uma real diferença para o meio ambiente __ limpar parte da sujeira produzida quando os resíduos sólidos são descartados de forma inadequada no ambiente litorâneo.
O evento vem ajudando a diminuir um dos maiores problemas ambientais da atualidade, representado pelas crescentes montanhas de resíduos produzidos pelas sociedades modernas de consumo. E os oceanos estão cheios de detritos sólidos, que não só deixam os litorais e praias sujas e poluídas como, principalmente, podem provocar uma significativa mortandade de inocentes animais marinhos.
HORÁRIO E LOCAL DO EVENTO
A Gincana Ecológica de Limpeza de Praia ocorrerá no dia 15 de setembro de 2012, sábado, de 10 às 13 horas, junto ao Dia Mundial de Limpeza 2012, em frente ao Hotel JW Marriott, na praia de Copacabana.
A PARTICIPAÇÃO DAS ESCOLAS
As escolas participarão da gincana formando uma equipe de alunos e professores. A ação ocorrerá em frente ao Hotel JW Marriott, situado na praia de Copacabana. Nesse local serão montadas as tendas do evento, utilizadas para sinalizá-lo e para agrupar as equipes das escolas que atuarão na coleta do microlixo nas areias da praia. As escolas dividirão sua equipe em duplas de participantes que irão retirar das praias o máximo de lixo encontrado. Nas tendas haverá pessoal do Instituto Ecológico Aqualung responsável por coordenar o recebimento das sacolas de lixo e pesar seu conteúdo.
REALIZAÇÃO - Instituto Ecológico Aqualung
PARCERIA – Portobello Safari & Resort, Ganish Joalheiros, Shopping Rio Sul, Hotel JW Marriot e Hotel Golden Tulip Regente.
Instituto Ecológico Aqualung
Rua do Russel, 300 / 401, Glória, Rio de Janeiro, RJ. 22210-010
Tels: (21) 2558-3428 ou 2558-3429 ou 2556-5030
Fax: (21) 2556-6006 ou 2556-6021
E-mail: instaqua@uol.com.br
Site: http://www.institutoaqualung.com.br
4º Prêmio Tatuí – Instituto Ecológico Aqualung
OBJETIVOS DO EVENTO
Incentivar a educação ambiental nas escolas do ensino médio e fundamental, inicialmente na cidade do Rio de Janeiro, através da participação dos alunos em um grande evento de limpeza de praia, transformado em uma gincana ecológica, e criar a oportunidade para os familiares desse alunos, e a população que freqüenta as praias, acompanhar o evento e assim conscientizar-se da real necessidade de manter nossas praias limpas.
CONCEITOS DO EVENTO
O evento será realizado no sábado, dia 15 de setembro de 2012, junto ao Dia Mundial de Limpeza 2012 ou Clean Up the World 2012, coordenado há 10 anos consecutivos pelo Projeto Limpeza na Praia, do Instituto Ecológico Aqualung, que é o representante oficial do Clean Up the World no Brasil.
A presença do Tatuí nas praias é um excelente indicador de que aquele ambiente está limpo e saudável. O objetivo de dar o nome desse pequeno crustáceo ao prêmio é incentivar a percepção da importância de se manter o ambiente marinho preservado. O Prêmio Tatuí representa assim uma excelente oportunidade para as crianças e adolescentes mostrarem seu comprometimento de mudança de atitude em favor do meio ambiente e ensinarem seus pais e familiares a cuidar do nosso planeta.
O DIA MUNDIAL DE LIMPEZA
O Dia Mundial de Limpeza ou Clean Up the World, é uma ação internacional de educação ambiental que ocorre em um mesmo dia, em mais de 120 países, unindo forças de 35 milhões de pessoas, e empunhando a bandeira da limpeza para fazer uma real diferença para o meio ambiente __ limpar parte da sujeira produzida quando os resíduos sólidos são descartados de forma inadequada no ambiente litorâneo.
O evento vem ajudando a diminuir um dos maiores problemas ambientais da atualidade, representado pelas crescentes montanhas de resíduos produzidos pelas sociedades modernas de consumo. E os oceanos estão cheios de detritos sólidos, que não só deixam os litorais e praias sujas e poluídas como, principalmente, podem provocar uma significativa mortandade de inocentes animais marinhos.
HORÁRIO E LOCAL DO EVENTO
A Gincana Ecológica de Limpeza de Praia ocorrerá no dia 15 de setembro de 2012, sábado, de 10 às 13 horas, junto ao Dia Mundial de Limpeza 2012, em frente ao Hotel JW Marriott, na praia de Copacabana.
A PARTICIPAÇÃO DAS ESCOLAS
As escolas participarão da gincana formando uma equipe de alunos e professores. A ação ocorrerá em frente ao Hotel JW Marriott, situado na praia de Copacabana. Nesse local serão montadas as tendas do evento, utilizadas para sinalizá-lo e para agrupar as equipes das escolas que atuarão na coleta do microlixo nas areias da praia. As escolas dividirão sua equipe em duplas de participantes que irão retirar das praias o máximo de lixo encontrado. Nas tendas haverá pessoal do Instituto Ecológico Aqualung responsável por coordenar o recebimento das sacolas de lixo e pesar seu conteúdo.
REALIZAÇÃO - Instituto Ecológico Aqualung
PARCERIA – Portobello Safari & Resort, Ganish Joalheiros, Shopping Rio Sul, Hotel JW Marriot e Hotel Golden Tulip Regente.
Instituto Ecológico Aqualung
Rua do Russel, 300 / 401, Glória, Rio de Janeiro, RJ. 22210-010
Tels: (21) 2558-3428 ou 2558-3429 ou 2556-5030
Fax: (21) 2556-6006 ou 2556-6021
E-mail: instaqua@uol.com.br
Site: http://www.institutoaqualung.com.br
quinta-feira, 6 de setembro de 2012
Museu do Meio Ambiente promove debates sobre Monumento Natural das Ilhas Cagarras
Museu do Meio Ambiente promove debates sobre Monumento Natural das Ilhas Cagarras
Rio de Janeiro – dias 11 e 12 de setembro de 2012 – de 10 às 12 horas
________________________________________
O Conversas no Museu Especial reunirá personalidades envolvidas com a história do arquipélago, transformado por lei na primeira unidade de conservação marinha de proteção integral do Rio de Janeiro em abril de 2010, além de pesquisadores do Projeto Ilhas do Rio, iniciativa inédita de criação de um inventário da fauna e flora marinha e terrestre locais e de monitoramento e educação ambiental da região do MoNa das Cagarras.
Qual o significado da criação desta área protegida para a pesquisa, o desenvolvimento econômico, o turismo e a aproximação dos cariocas de suas ilhas? E que desafios ela lança para a gestão pública? Durante os dois dias de encontro, o público terá a oportunidade de saber mais sobre a história deste conjunto de ilhas, os impactos que sofrem, as maravilhas naturais que guardam e de que forma poder público, setor privado, ONGs e sociedade civil vêm se articulando em prol da conservação da região.
Dia 11 - No primeiro dia a mesa será composta por diferentes atores envolvidos com a história do arquipélago carioca. Arduíno Colassanti, símbolo do Cinema Novo e ícone do surfe e do mergulho do Rio de Janeiro e Roberto Faissal Júnior, diretor de fotografia que há décadas faz captação de imagens subaquáticas na região relembram os tempos em que investigavam as riquezas das ilhas em suas aventuras marinhas. Representando os pescadores da colônia do Posto 6, em Copacabana, um dos grupos mais afetados pelos impactos negativos da degradação das águas entre o Arpoador e as Cagarras, convidamos Pedro Marins, presidente da Colônia Z-13. Quem fecha o dia é a bióloga Fabiana Bicudo, chefe da Unidade de Conservação do MoNa Cagarras, a chamada guardiã da ilha, vinculada ao seu órgão gestor, o ICMBio.
Dia 12 - O segundo dia de evento é dedicado à apresentação das pesquisas já realizadas na área, que trazem resultados reveladores sobre a fauna e a flora da região. Contará com a presença de Carlos Alberto Rangel, coordenador geral do Projeto Ilhas do Rio e doutor em peixes recifais, Massimo Giuseppe Bovini, biólogo e doutor em botânica, responsável pela pesquisa em flora terrestre, e Fernando Coreixas de Moraes, doutor em ciências biológicas e pesquisador de espécies marinhas dos fundos rochoso das ilhas.
Paralelo ao evento, o Museu recebe mostra de fotos do Projeto Ilhas do Rio, com imagens terrestes, aquáticas e aéreas da paisagem, da flora e da fauna do arquipélago e parte da coleção zoológica do Museu Nacional, com diversas espécies de fauna da região para visualização do público. Será exibido também em primeira mão o trailler do documentário do Projeto, que será lançado em outubro. Dia 12 haverá ainda atividades relacionadas no Programa Educativo do Museu.
Local:
Museu do Meio Ambiente, na entrada do Jardim Botânico (Rua Jardim Botânico, 1008. Rio de Janeiro)
Mais informações: museudomeioambiente.jbrj.gov.br
Rio de Janeiro – dias 11 e 12 de setembro de 2012 – de 10 às 12 horas
________________________________________
O Conversas no Museu Especial reunirá personalidades envolvidas com a história do arquipélago, transformado por lei na primeira unidade de conservação marinha de proteção integral do Rio de Janeiro em abril de 2010, além de pesquisadores do Projeto Ilhas do Rio, iniciativa inédita de criação de um inventário da fauna e flora marinha e terrestre locais e de monitoramento e educação ambiental da região do MoNa das Cagarras.
Qual o significado da criação desta área protegida para a pesquisa, o desenvolvimento econômico, o turismo e a aproximação dos cariocas de suas ilhas? E que desafios ela lança para a gestão pública? Durante os dois dias de encontro, o público terá a oportunidade de saber mais sobre a história deste conjunto de ilhas, os impactos que sofrem, as maravilhas naturais que guardam e de que forma poder público, setor privado, ONGs e sociedade civil vêm se articulando em prol da conservação da região.
Dia 11 - No primeiro dia a mesa será composta por diferentes atores envolvidos com a história do arquipélago carioca. Arduíno Colassanti, símbolo do Cinema Novo e ícone do surfe e do mergulho do Rio de Janeiro e Roberto Faissal Júnior, diretor de fotografia que há décadas faz captação de imagens subaquáticas na região relembram os tempos em que investigavam as riquezas das ilhas em suas aventuras marinhas. Representando os pescadores da colônia do Posto 6, em Copacabana, um dos grupos mais afetados pelos impactos negativos da degradação das águas entre o Arpoador e as Cagarras, convidamos Pedro Marins, presidente da Colônia Z-13. Quem fecha o dia é a bióloga Fabiana Bicudo, chefe da Unidade de Conservação do MoNa Cagarras, a chamada guardiã da ilha, vinculada ao seu órgão gestor, o ICMBio.
Dia 12 - O segundo dia de evento é dedicado à apresentação das pesquisas já realizadas na área, que trazem resultados reveladores sobre a fauna e a flora da região. Contará com a presença de Carlos Alberto Rangel, coordenador geral do Projeto Ilhas do Rio e doutor em peixes recifais, Massimo Giuseppe Bovini, biólogo e doutor em botânica, responsável pela pesquisa em flora terrestre, e Fernando Coreixas de Moraes, doutor em ciências biológicas e pesquisador de espécies marinhas dos fundos rochoso das ilhas.
Paralelo ao evento, o Museu recebe mostra de fotos do Projeto Ilhas do Rio, com imagens terrestes, aquáticas e aéreas da paisagem, da flora e da fauna do arquipélago e parte da coleção zoológica do Museu Nacional, com diversas espécies de fauna da região para visualização do público. Será exibido também em primeira mão o trailler do documentário do Projeto, que será lançado em outubro. Dia 12 haverá ainda atividades relacionadas no Programa Educativo do Museu.
Local:
Museu do Meio Ambiente, na entrada do Jardim Botânico (Rua Jardim Botânico, 1008. Rio de Janeiro)
Mais informações: museudomeioambiente.jbrj.gov.br
Assinar:
Postagens (Atom)