Artigo por Alexandre da Silveira Camponogara
A educação ambiental está ligada ao direito a saúde
A Constituição diz que todo o cidadão tem direito a educação, saúde e ambiente saudável. Então professores, gestores e pais têm de aprender a lidar com os problemas existentes e buscar soluções.
O entendimento do que é educação ambiental, não é claro para as pessoas, achando que é apenas separar lixo. Quando não é apenas isso, ou seja, é a formação do cidadão, com consciência, que vai fazer agir corretamente, promover justiça social, pensando na coletividade, no bem comum. Acima de tudo no uso sustentável dos recursos naturais de uma forma a garantir o uso das gerações futuras.
A educação ambiental é um processo participativo, onde o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem pretendido, participando ativamente do diagnóstico dos problemas ambientais em busca de soluções. O aluno é preparado para atuar como agente transformador, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, por meio de uma conduta ética, condizente ao exercício da cidadania.
Uma grande dificuldade dos professores é conseguir mobilizar as crianças em torno do assunto. Os livros didáticos são outro problema. Como educação em saúde e ambiental costuma estar no fim do programa, muitas vezes não é abordada por falta de tempo. É uma filosofia de vida, para ser defendida em todos os momentos da vida da criança e que se estende até a vida adulta.
Não se podem incluir distorções como aquelas promoções de troca de sacolas plásticas por sacolas recicláveis, ou seja, não é estimular o consumismo, procurar diminuir e/ou fazer um uso sustentável. É preciso uma visão integral desse processo.
Apesar das dificuldades, há boas iniciativas que visam disseminar entre professores essa noção mais completa do que é educação ambiental. É preciso trabalhar cada vez mais esse tema nas escolas, a formação de professores para área profissional pode ser um ponto chave, podendo contribuir de uma forma mais expressiva e conjunta com os trabalhos já existentes.
O objetivo é levar aos alunos uma forma de aprendizagem completa, fortalecendo valores e atitudes, proporcionando conceitos básicos de educação ambiental e oferecer ferramentas de aprendizagem adequadas e motivadoras. Desenvolver cursos de hortas escolares é um começo, são de simples implantação e representam um importante veículo para abordar o tema. Um viveiro-estufa pode ser outra forma de educação ambiental, podendo aqui salientar e mostrar a importância das árvores para o planeta.
Ainda nessa linha implantar compoteiras e sistema de minhocários para auxiliar na redução e reutilização do resíduo orgânico. Para que isso ocorra de uma forma efetiva e continua é preciso à participação dos professores, alunos e a participação da comunidade de uma forma conjunta.
A escola é o espaço social e o local onde o aluno dará sequencia ao seu processo de socialização, as práticas realizadas e os valores trabalhados representam um exemplo daquilo que pode contribuir para formação de uma sociedade consciente. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, cooperando para a formação de cidadãos responsáveis.
Os conteúdos ambientais devem permear todas as disciplinas do currículo e contextualizar com a realidade da comunidade, a escola ajudará o aluno à correlação dos fatos e a ter uma visão holística, ou seja, integral do mundo em que vive. Para isso a educação ambiental deve ser abordada de forma sistemática e transversal, em todos os níveis de ensino, assegurando a presença da dimensão ambiental de forma interdisciplinar nos currículos das diversas disciplinas e das atividades escolares.
O entendimento do que é educação ambiental, não é claro para as pessoas, achando que é apenas separar lixo. Quando não é apenas isso, ou seja, é a formação do cidadão, com consciência, que vai fazer agir corretamente, promover justiça social, pensando na coletividade, no bem comum. Acima de tudo no uso sustentável dos recursos naturais de uma forma a garantir o uso das gerações futuras.
A educação ambiental é um processo participativo, onde o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem pretendido, participando ativamente do diagnóstico dos problemas ambientais em busca de soluções. O aluno é preparado para atuar como agente transformador, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, por meio de uma conduta ética, condizente ao exercício da cidadania.
Uma grande dificuldade dos professores é conseguir mobilizar as crianças em torno do assunto. Os livros didáticos são outro problema. Como educação em saúde e ambiental costuma estar no fim do programa, muitas vezes não é abordada por falta de tempo. É uma filosofia de vida, para ser defendida em todos os momentos da vida da criança e que se estende até a vida adulta.
Não se podem incluir distorções como aquelas promoções de troca de sacolas plásticas por sacolas recicláveis, ou seja, não é estimular o consumismo, procurar diminuir e/ou fazer um uso sustentável. É preciso uma visão integral desse processo.
Apesar das dificuldades, há boas iniciativas que visam disseminar entre professores essa noção mais completa do que é educação ambiental. É preciso trabalhar cada vez mais esse tema nas escolas, a formação de professores para área profissional pode ser um ponto chave, podendo contribuir de uma forma mais expressiva e conjunta com os trabalhos já existentes.
O objetivo é levar aos alunos uma forma de aprendizagem completa, fortalecendo valores e atitudes, proporcionando conceitos básicos de educação ambiental e oferecer ferramentas de aprendizagem adequadas e motivadoras. Desenvolver cursos de hortas escolares é um começo, são de simples implantação e representam um importante veículo para abordar o tema. Um viveiro-estufa pode ser outra forma de educação ambiental, podendo aqui salientar e mostrar a importância das árvores para o planeta.
Ainda nessa linha implantar compoteiras e sistema de minhocários para auxiliar na redução e reutilização do resíduo orgânico. Para que isso ocorra de uma forma efetiva e continua é preciso à participação dos professores, alunos e a participação da comunidade de uma forma conjunta.
A escola é o espaço social e o local onde o aluno dará sequencia ao seu processo de socialização, as práticas realizadas e os valores trabalhados representam um exemplo daquilo que pode contribuir para formação de uma sociedade consciente. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, cooperando para a formação de cidadãos responsáveis.
Os conteúdos ambientais devem permear todas as disciplinas do currículo e contextualizar com a realidade da comunidade, a escola ajudará o aluno à correlação dos fatos e a ter uma visão holística, ou seja, integral do mundo em que vive. Para isso a educação ambiental deve ser abordada de forma sistemática e transversal, em todos os níveis de ensino, assegurando a presença da dimensão ambiental de forma interdisciplinar nos currículos das diversas disciplinas e das atividades escolares.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/57537/ensino-ambiental-na-escola?utm_source=ALLINMAIL&utm_medium=email&utm_content=73855574&utm_campaign=Top_10_-_093_-_Biologia&utm_term=y.jm.lt92.yuw2bi.b0bp.j.w.lt.n2c#ixzz38xPDtyld
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