quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Você sabe a diferença entre Peçonha e Veneno?

Você já deve ter ouvido nos programas e entrevistas na televisão os termos peçonha e veneno sendo utilizados de forma alternada e indiscriminada para se referir a uma mesma substância produzida por algum tipo de animal, normalmente perigoso e temido, como cobras, aranhas e escorpiões. E isso, provavelmente, o faz pensar que os dois termos podem ser aplicados para designar a mesma substância. Mas isso não é verdade.

Acredito que um dos grandes motivos para a enorme confusão entre os dois termos, fora, é claro, o desconhecimento, é a tradução mal feita dos livros e textos em inglês e dos programas originais em inglês da TV a Cabo, como Discovery, Animal Planet e NetGeo. Os ingleses e americanos costumam empregar corretamente as expressões em inglês venom e venomous (peçonha e peçonhento) e poison e poisonous (veneno e venenoso). Entretanto, quando o texto ou programa chega para a tradução, a expressão em inglês “venomous marine animals” é traduzida erroneamente como “animais marinhos venenosos”, quando o certo seria “animais marinhos peçonhentos”, pois o termo correto para animais marinhos venenosos é “poisonous marine animals”.
Por isso, vale a pena, mais uma vez, esclarecer a diferença entre peçonha e veneno, pois, infelizmente, até mesmo alguns biólogos não sabem e empregam os termos de forma incorreta.

Peçonha: é uma substância (uma toxina ou mistura de várias toxinas) de origem estritamente animal, produzida por uma glândula, capaz de alterar o metabolismo de outro animal quando inoculada através de um aparato natural do animal (espinhos, dentes e outros). A toxina é injetada no corpo da vítima através da pele intacta. Exemplo: peixes peçonhentos, como o peixe-leão, o mangangá e a raia, cobras, aranhas, escorpiões e águas-vivas. Na verdade, quando uma pessoa morde a outra, sua saliva pode atuar como uma peçonha, apesar da baixa agressividade.
Veneno: é uma substância (toxina) de origem animal, vegetal ou mineral, porém não é produzida por nenhuma glândula, nem pode ser inoculada naturalmente. A toxina entra no corpo através dos tratos digestivo ou respiratório ou por absorção através de um tecido intacto, como a pele. Usualmente, os animais venenosos são aqueles que produzem envenenamento (intoxicação) quando ingeridos, na maioria das vezes ainda frescos, pois apresentam secreções tóxicas em seus organismos, como alguns peixes, como o baiacu, e algumas plantas.
Então, cobras, escorpiões e aranhas são animais peçonhentos que podem inocular peçonha. Só seriam venenosos se, ao comê-los, provocassem envenenamento.
  Por Marcelo Szpilman*

5 comentários:

Prof. Irivan Rodrigues disse...

Excelente postagem!

Acompanho este espaço já algum tempo, e posso afirmar que aqui tem informações e dicas valiosíssimas para aqueles que gostam de estudar e que buscam adquirir novos conhecimentos.

Aproveito o momento para deixar um convite para você visitar o blog QUÍMICA PERIÓDICA - Aprender Química de maneira fácil e divertida!

Deixo meus parabéns ao(à) proprietário(a) deste espaço e que você continue nos trazendo conhecimentos valiosos.

Unknown disse...

Muito Bom, Maravilha!!!

Aurora Glimmer disse...

Adorei

Sirlei disse...

Adorei!

Guilherme T. Zanetti disse...

Veneno pode sim ser produzido por glândula específica, como é o caso das paratoides em alguns anfíbios anuros.