Biólogo Sandro Mattos

Biólogo Sandro Mattos em aula prática de Botânica
no Centro Universitário Capital - São Paulo
Ano:1999 ou 2000
Sandro da Costa Mattos, nascido em 09 de maio de 1974 na cidade de São Paulo, desde criança carregou o sonho de ser um cientista. Muito jovem pediu ao pai que comprasse um kit de laboratório, com o qual realizou suas primeiras experiências.
Quando terminou o 1º grau, desejou fazer o curso de Técnico de Laboratório, porém as dificuldades da época (tanto em distância como financeira) fizeram com que ele estudasse numa escola mais perto de casa. Formou-se então, Técnico em Contabilidade, já que, com 14 anos já atuava dentro de um escritório, mais precisamente na área financeira.
Ficou sem estudar por alguns anos e finalmente prestou vestibular para Administração na então Faculdade Capital, localizada na região da Mooca/Vila Prudente.
No primeiro dia de aula ficou sabendo que existiam algumas vagas em aberto no Curso de Ciências Biológicas e não teve dúvida: solicitou a transferência, migrando para um curso totalmente diferente ao qual buscou como 1ª opção no vestibular.
Foram 4 anos maravilhosos, onde teve o prazer de ter contato com Mestres e Doutores que lecionavam no agora, Centro Universitário, muitos deles, atuantes em faculdades públicas, principalmente da USP, já que o coordenador era é dos mais renomados biólogos de São Paulo: Dr. Oswaldo Astorino, autor de diversos livros do tema.
Durante o curso, foi destaque não só pelas notas, mas pela cobrança que fazia junto aos professores e à coordenação, uma vez que sua turma foi a última do curso de Biologia na Unicapital, numa jogada rotineira em que as faculdades que desejam migrar para a classificação de centro universitário deixam de abrir novas turmas para colocar outros cursos, aumentando assim a quantidade de cursos existentes na mesma.
E essa cobrança deu certo. Apesar dos poucos alunos que restaram, o que foi muito bom para eles, já que tinham aulas na mesma qualidade de uma aula particular, ainda tiveram todo o suporte necessário, com as aulas práticas e experimentais necessárias e solicitadas pelos professores e alunos.
Em 2000 fez o estágio obrigatório no Laboratório Nasa de Análises Clínicas, porém, não apenas as horas exigidas pela faculdade, mas sim, mais do que o dobro do necessário.
Finalmente, em 2001 se formou Bacharel em Ciências Biológicas, ficando classificado entre os 25% de alunos que tiraram as melhores notas do chamado "Provão do MEC" deste ano, nos níveis: estadual, regional e nacional, porém, apesar de tudo, infelizmente não conseguiu espaço no restrito mercado de trabalho que os biólogos enfrentam, nesta disputa ferrenha que existe hoje, não só com os próprios colegas de profissão, mas principalmente com os chamados tecnólogos e formados de outras áreas que passaram a migrar e atuar dentro do mesmo segmento.
Chegou a prestar alguns concursos, como para Analista Ambiental do IBAMA e para a Prefeitura de São Paulo. No segundo ficou bem classificado, mas não foi chamado dentro do prazo estabelecido no edital.
Em 2011 buscou orientação sobre qual pós-graduação deveria fazer (finanças, onde já trabalhava, ou gestão ambiental) e vários coordenadores, de diversas universidades, o orientaram a fazer uma pós em finanças, já que o retorno seria mais rápido, uma vez que, infelizmente, no Brasil, acreditam que o biólogo é aquele que deve trabalhar sempre como voluntário, já que seu amor à vida deve estar acima de qualquer necessidade financeira. Casado e com filho, ele ouviu as orientações e concluiu o curso MBA em Administração de Finanças e Banking, que deu base para que ele se tornasse um coordenador na área.
Porém, seu contato com o estudo da vida nunca foi cortado, tanto que mantêm seu cadastro e suas anuidades em dia no Conselho Regional de Biologia - CRBIO-1.
Além de estar sempre buscando novas informações, seja lendo artigos, assistindo documentários ou visitando sites especializados, uma das formas de manter esse relacionamento em dia, foi a criação deste blog, que tem como meta, facilitar aos interessados em Biologia, a busca de informações que aqui são colocadas de uma forma espontânea e livre, sempre pautando-se na divulgação dos assuntos relacionados ao mercado de trabalho e ao estudo desta Ciência que nos ensina acima de tudo, a respeitar as Leis do Universo.

Um comentário:

Stênio Augusto disse...

Muito legal sua história, Sandro. Mesmo não trabalhando como biólogo, és um. E vem contribuindo e compartilhando de alguma forma em prol da biologia. Essa ciência maravilhosa ! Abração man !