quarta-feira, 11 de julho de 2012

Resultados da Pesquisa sobre Medo-Fobia de Tubarão


Pesquisa do Instituto Aqualung

A pesquisa sobre Medo-Fobia de Tubarão, recém-realizada pelo Instituto Ecológico Aqualung com mais de 1.140 pessoas de 21 estados brasileiros, revelou que uma em cada seis pessoas admite ter FOBIA de tubarão. Em compensação, 29% dos entrevistados disseram não ter medo desse incompreendido ser marinho.

Com o objetivo de levantar a percepção da população brasileira sobre o quanto efetivamente a figura do tubarão provoca medo-fobia nas pessoas, de modo a direcionar nossas campanhas educativas para desmitificar esse ser marinho tão importante e tão incompreendido, o Projeto Tubarões no Brasil, do Instituto Ecológico Aqualung, decidiu realizar, com a ajuda dos voluntários do Protuba, a Pesquisa sobre Medo-Fobia de Tubarão.

O questionário da pesquisa, que teve abrangência nacional, foi disponibilizado para preenchimento online, através de um ambiente próprio do Projeto Tubarões no Brasil no site da Survey Monkey, entre os dias 30 de abril e 30 de junho de 2012.

Nesse período, 1.147 pessoas, de 21 estados diferentes, responderam ao questionário. Nesse universo, onde praticamente metade eram homens e metade mulheres, quase 60% eram de jovens entre 21 e 40 anos.

Enquanto 99,4% já se banharam (entraram) na água do mar e 86% já praticaram alguma atividade nesse ambiente aquático, somente 36% já viram ou tiveram um encontro com um tubarão no mar.

Quando o questionamento foi se a pessoa tem medo normal ou exagerado de tubarão, quase 62% responderam ter medo normal, 9% afirmaram ter medo exagerado e 29% disseram não ter medo de tubarão. E nesse universo, de 71% dos entrevistados que disseram ter medo, 21% admitiram ter FOBIA de tubarão.

Nenhum comentário: