quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Museu do Meio Ambiente promove debates sobre Monumento Natural das Ilhas Cagarras

Museu do Meio Ambiente promove debates sobre Monumento Natural das Ilhas Cagarras


Rio de Janeiro – dias 11 e 12 de setembro de 2012 – de 10 às 12 horas
________________________________________

O Conversas no Museu Especial reunirá personalidades envolvidas com a história do arquipélago, transformado por lei na primeira unidade de conservação marinha de proteção integral do Rio de Janeiro em abril de 2010, além de pesquisadores do Projeto Ilhas do Rio, iniciativa inédita de criação de um inventário da fauna e flora marinha e terrestre locais e de monitoramento e educação ambiental da região do MoNa das Cagarras.

Qual o significado da criação desta área protegida para a pesquisa, o desenvolvimento econômico, o turismo e a aproximação dos cariocas de suas ilhas? E que desafios ela lança para a gestão pública? Durante os dois dias de encontro, o público terá a oportunidade de saber mais sobre a história deste conjunto de ilhas, os impactos que sofrem, as maravilhas naturais que guardam e de que forma poder público, setor privado, ONGs e sociedade civil vêm se articulando em prol da conservação da região.
Dia 11 - No primeiro dia a mesa será composta por diferentes atores envolvidos com a história do arquipélago carioca. Arduíno Colassanti, símbolo do Cinema Novo e ícone do surfe e do mergulho do Rio de Janeiro e Roberto Faissal Júnior, diretor de fotografia que há décadas faz captação de imagens subaquáticas na região relembram os tempos em que investigavam as riquezas das ilhas em suas aventuras marinhas. Representando os pescadores da colônia do Posto 6, em Copacabana, um dos grupos mais afetados pelos impactos negativos da degradação das águas entre o Arpoador e as Cagarras, convidamos Pedro Marins, presidente da Colônia Z-13. Quem fecha o dia é a bióloga Fabiana Bicudo, chefe da Unidade de Conservação do MoNa Cagarras, a chamada guardiã da ilha, vinculada ao seu órgão gestor, o ICMBio.

Dia 12 - O segundo dia de evento é dedicado à apresentação das pesquisas já realizadas na área, que trazem resultados reveladores sobre a fauna e a flora da região. Contará com a presença de Carlos Alberto Rangel, coordenador geral do Projeto Ilhas do Rio e doutor em peixes recifais, Massimo Giuseppe Bovini, biólogo e doutor em botânica, responsável pela pesquisa em flora terrestre, e Fernando Coreixas de Moraes, doutor em ciências biológicas e pesquisador de espécies marinhas dos fundos rochoso das ilhas.

Paralelo ao evento, o Museu recebe mostra de fotos do Projeto Ilhas do Rio, com imagens terrestes, aquáticas e aéreas da paisagem, da flora e da fauna do arquipélago e parte da coleção zoológica do Museu Nacional, com diversas espécies de fauna da região para visualização do público. Será exibido também em primeira mão o trailler do documentário do Projeto, que será lançado em outubro. Dia 12 haverá ainda atividades relacionadas no Programa Educativo do Museu.
Local:
Museu do Meio Ambiente, na entrada do Jardim Botânico (Rua Jardim Botânico, 1008. Rio de Janeiro)

Mais informações: museudomeioambiente.jbrj.gov.br

Nenhum comentário: