quarta-feira, 20 de março de 2013

Ainda dá tempo de participar - última semana do projeto itinerante em Ubatuba


SOS Mata Atlantica em Florianopolis

Data do evento: 11/03/2013 - 24/03/2013

O projeto “A Mata Atlântica é Aqui: Exposição Itinerante do Cidadão Atuante”, da Fundação SOS Mata Atlântica está em sua última semana em Ubatuba. Um caminhão da ONG, adaptado para atividades de educação ambiental, permanece na Praça de Eventos da Avenida da Praia, até 24 de março, com diversas atrações gratuitas para o público de todas as faixas etárias. De segunda a sexta o horário de funcionamento será das 9h às 17h, já aos sábados e domingos, das 10h às 17h.
Durante a visita, a SOS Mata Atlântica e as instituições parceiras locais promoverão palestras, oficinas, cinema, jogos educativos, debates, exposições, entre outras atividades. Entre os destaques da programação está a apresentação dos resultados das análises do monitoramento do Rio Acaraú, feito pela ONG Amigos na Preservação, Proteção e Respeito a Ubatuba (APPRU) nos meses de novembro e dezembro de 2012. A programação ainda conta com minicursos de fotografia e oficinas de produção de saquinhos de lixo com jornais, malabares e muito mais. Abaixo programação completa com os horários de todas as atividades.
Esta é a segunda vez que o projeto itinerante passa pela cidade de Ubatuba. A primeira visita ocorreu de 07 a 11 de outubro de 2009. Escolas e grupos interessados poderão realizar visitas monitoradas. O caminhão conta, ainda, com estrutura própria para receber deficientes físicos. Além disso, quem tiver interesse em se tornar um voluntário também poderá participar. Em caso de dúvidas sobre qualquer uma das atividades, é preciso entrar em contato pelo e-mail itinerante@sosma.org.br ou itinerante.apoio@sosma.org.br. Mais informações em www.sosma.org.br.
O patrocínio é de Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus. Diversas ONGs, projetos e o poder público apoiam a iniciativa. Entre eles estão as Secretarias Municipais do Meio Ambiente e de Educação, o Projeto Tamar, o Instituto Argonauta, o Aquário de Ubatuba, a Associação Socioambientalista ‘Somos Ubatuba’ (ASSU-Ubatuba), o Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN), a Câmara Técnica de Educação Ambiental (CTEA), a Área Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte (APA Marinha Litoral Norte), o Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Picinguaba, a Picinguaba Turismo Pedagógico e Consultoria em Projetos de Educação Ambiental, o Projeto Morada Viva, o Grupo de Maracatu de Ubatuba, a ONG Amigos na Preservação, Proteção e Respeito a Ubatuba (APPRU) e as empresas Vivência Turismo Pedagógico e Mar e Serra.
A visita do projeto em Ubatuba passará pela comemoração do Dia Mundial da Água (22/03) e pode ser uma boa oportunidade para a população se inteirar sobre o tema. Entre as atividades que envolvem esta temática está a palestra sobre gestão de recursos hídricos no Litoral Norte e também a coleta da água de dois rios da cidade para análise. Além disso, no dia 15/03, das 09 às 12h, a ONG APPRU apresentará um resumo do laudo da coleta da água do rio Acaraú feita em cinco pontos. Essa análise possibilitou o conhecimento para a população sobre os locais exatos onde o rio é poluído.


Monitoramento da qualidade da água

Em cada cidade visitada, a Fundação SOS Mata Atlântica realiza a análise de qualidade da água de um rio, córrego ou lago local. Para isso, a ONG faz a coleta de água usando um kit de monitoramento desenvolvido pelo programa Rede das Águas, da própria Fundação, que possibilita uma análise que engloba 14 parâmetros físico-químicos, entre eles transparência da água, lixo, odor, entre outros. O kit classifica a qualidade das águas em cinco níveis de pontuação: péssimo, ruim, regular, bom e ótimo.
Em Ubatuba, haverá duas coletas de água. A primeira, no dia 12 de março, às 16h, no Rio Indaiá. No dia 19 de março, também às 16h, a coleta acontecerá no Rio Acaraú. Nos dois casos, as coletas serão realizadas nos pontos mais próximos e acessíveis do local onde o projeto estará estacionado. O resultado será divulgado, ao final da estadia na cidade, no site da ONG: www.sosma.org.br.


Atlas dos Remanescentes Florestais

A Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgaram em maio de 2012, os dados do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, no período de 2010 a 2011. Hoje, restam no Estado de São Paulo 2.642.468 ha de Mata Atlântica, o que, originalmente, já correspondeu a 16.918.918 ha. A cidade de Ubatuba ainda possui 75% de sua Mata Atlântica original em bom estado de conservação, um dos maiores índices entre os municípios brasileiros.


Projeto Itinerante – Nova Fase

O projeto itinerante já visitou mais de 100 cidades brasileiras. Ubatuba recebe o projeto totalmente reformulado, em seu quarto ciclo anual. Nesta nova fase, estão sendo visitadas 15 cidades litorâneas, localizadas nos seguintes Estados: RJ, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA, ES, SC e SP.
O quarto ciclo do projeto tem como tema a região costeira e os ambientes marinhos e vai mostrar a importância do mar para a conservação das nossas florestas. “Esse ciclo tem o objetivo de mobilizar a sociedade e mostrar como a Mata Atlântica está diretamente relacionada ao seu dia-a-dia, sensibilizando-a para atitudes diárias que podem fazer diferença na sua qualidade de vida”, destaca Romilda Roncatti, coordenadora do projeto.


Sobre a Fundação SOS Mata Atlântica

Criada em 1986, a Fundação SOS Mata Atlântica é uma organização privada sem fins lucrativos, que tem como missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural do bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência. Assim, estimula ações para o desenvolvimento sustentável, promove a educação e o conhecimento sobre a Mata Atlântica, mobiliza, capacita e incentiva o exercício da cidadania socioambiental. A Fundação desenvolve projetos de conservação ambiental, produção de dados, mapeamento e monitoramento da cobertura florestal do bioma, campanhas, estratégias de ação na área de políticas públicas, programas de educação ambiental e restauração florestal, voluntariado, desenvolvimento sustentável, proteção e manejo de ecossistemas.


PROGRAMAÇÃO

11 de março (seg)Praça de Eventos
Atividades abertas ao público durante todo o tempo das 09h às 17h
10h – Solenidade de Abertura.
14h – Jogos educativos: Jogo Ludo ambiental.
16h – Oficina: Casinha: boas práticas.


12 de março (ter)Praça de Eventos
Atividades abertas ao público durante todo o tempo das 09h às 17h
10h às 12h – Jogo e oficina, em parceria com o Aquário de Ubatuba/ Instituto Argonauta.
10h – Palestra: “Experiências e vivência de uma ecocasa em Ubatuba”, em parceria com o Projeto Morada Viva. Palestrante Marcelo Bueno.
14h – CineMata: Exibição de vídeos com temas socioambientais.
16h – Coleta da água do Rio Indaiá para análise.


13 de março (qua)Praça de Eventos
Atividades abertas ao público durante todo o tempo das 09h às 17h
10h – Oficina: Casinha: boas práticas.
11h – CineMata: Exibição de vídeos com temas socioambientais.
16h – Palestra: A Mata Atlântica é aqui em Ubatuba.


14 de março (qui)Praça de Eventos
Atividades abertas ao público durante todo o tempo das 09h às 17h
10h às 12h – Jogo e oficina, em parceria com o Aquário de Ubatuba/ Instituto Argonauta.
11h – Oficina de pintura de máscaras de animais da Mata Atlântica.
14h – Oficina de brinquedos feitos com garrafas PET.
15h – Jogos educativos: Jogo da Memória e Jogo Ludo Ambiental.


15 de março (sex)Praça de Eventos
Atividades abertas ao público durante todo o tempo das 09h às 17h
09h às 17h – Exposição de painéis e réplicas de tartarugas marinhas, em parceria com o Projeto Tamar.
09 às 17h – Oficina de reciclagem de papel com os jovens do Programa “Nosso Papel de Futuro”, em parceria com o Projeto Tamar.
09 às 12h – Apresentação do monitoramento da qualidade da água do rio Acaraú realizado pela APPRU – Campanha Itaguá Azul.
10h – Jogos educativos: Jogo A Mata é o Bicho.
12h – Soltura de tartarugas, em parceria com o Projeto Tamar.
14h – CineMata: Exibição de vídeos com temas socioambientais.
15h – Palestra: “Gestão de Recursos Hídricos no Litoral Norte: O CBH-LN”, em parceria com o CBH-LN. Palestrante: Marcio Santos.
16h – Palestra sobre o lixo no mar, em parceria com o Aquário de Ubatuba.


16 de março (sab)Praça de Eventos
Atividades abertas ao público durante todo o tempo das 10h às 17h
10h – Roda de conversa e stand up “Olhares do Atlântico”, em parceria com a Vivência Turismo Pedagógico/Mar e Serra.
10h às 12h – Jogo e oficina, em parceria com o Aquário de Ubatuba/ Instituto Argonauta.
10h – CineMata: Exibição de vídeos com temas socioambientais.
11h – Jogos educativos: Jogo da Memória.
15h – Mini-curso: A arte como fotografia e técnicas básicas de fotografia. Ministrante: Daniel Fuser, biólogo e fotógrafo.


17 de março (dom)Praça de Eventos
Atividades abertas ao público durante todo o tempo das 10h às 17h
10h – Jogo Bingo Ambiental.
11h – CineMata: Exibição de vídeos com temas socioambientais.
14h – Oficina de saquinhos de lixo com jornais. Ministrante: Tayra Godoi.
15h – Jogos educativos: Jogo da Memória e Jogo Ludo Ambiental.
16h – Oficina de desenho: Arte da Mata.


18 de março (seg)Praça de Eventos
Atividades abertas ao público durante todo o tempo das 09h às 17h
10h – Oficina de desenho de animais da Mata Atlântica.
10h – Palestra: “Água do mar limpa é água com vida! Como fazer para preservar?”, em parceria com a APA Marinha LN. Palestrantes: Laura Piatto e Paula Bolta.
13h – Jogos educativos: Jogo da memória.
14h – Palestra: “Redução de Consumo – Você quer? Ou Você Precisa?”, em parceria com a ONG Atitude 225. Palestrante: Mario Massi.
15h – CineMata: Exibição de vídeos com temas socioambientais.


19 de março (ter)Praça de Eventos
Atividades abertas ao público durante todo o tempo das 09h às 17h
10h às 12h – Jogo e oficina, em parceria com o Aquário de Ubatuba/ Instituto Argonauta.
14h – Oficina de pintura de máscaras de animais da Mata Atlântica.
15h – Palestra: “Dialogando sobre educação ambiental e educação para prevenção de riscos naturais”, em parceria com a ASSU-Ubatuba. Palestrante: Débora Olivato.
16h – Coleta da água do Rio Acaraú para análise.


20 de março (qua)Praça de Eventos
Atividades abertas ao público durante todo o tempo das 09h às 17h
10h – Jogos educativos: Jogo Ludo Ambiental e jogo da memória.
10h – Palestra: “Água do mar limpa é água com vida! Como fazer para preservar?”, em parceria com a APA Marinha LN. Palestrantes: Laura Piatto e Paula Bolta.
14h – Roda de conversa sobre “Educação Ambiental: A Importância de Vivências na Natureza”. Mediadora: Kelly de Marchi – Coordenadora do Projeto Aprendendo com a Mata Atlântica da Fundação SOS Mata Atlântica.
15h – Oficina de desenho de animais da Mata Atlântica.
16h – Oficina: Casinha: boas práticas.


21 de março (qui)Praça de Eventos
Atividades abertas ao público durante todo o tempo das 09h às 17h
10h às 12h – Jogo e oficina, em parceria com o Aquário de Ubatuba/ Instituto Argonauta.
10h – Oficina: Casinha: boas práticas.
11h – Palestra “A Importância dos Ecossistemas da Mata Atlântica”, em parceria com o Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Picinguaba. Palestrantes: Luciano Vieira e Rafaela Castro.
14h – Oficina de pintura de máscaras de animais da Mata Atlântica.
14h – Palestra: “Redução de Consumo – Você quer? Ou Você Precisa?”, em parceria com a ONG Atitude 225. Palestrante: Mario Massi.
15h – CineMata: Exibição de vídeos com temas socioambientais.


22 de março (sex)Praça de Eventos
Atividades abertas ao público durante todo o tempo das 09h às 17h
10h – Roda de conversa e stand up “Olhares do Atlântico”, em parceria com a Vivência Turismo Pedagógico/Mar e Serra.
11h – Palestra: “Água do mar limpa é água com vida! Como fazer para preservar?”, em parceria com a APA Marinha LN. Palestrantes: Laura Piatto e Paula Bolta.
11h – CineMata: Exibição de vídeos com temas socioambientais.
13h – Oficina de brinquedos feitos com garrafas PET.
15h – Oficina: Fazendo e aprendendo malabares: bolinhas. Ministrante: Daniel Fuser.
16h – Palestra sobre reabilitação de animais marinhos, em parceria com o Instituto Argonauta.


23 de março (sab)Praça de Eventos
Atividades abertas ao público durante todo o tempo das 10h às 17h
10h às 12h – Jogo e oficina, em parceria com o Aquário de Ubatuba/ Instituto Argonauta.
10h – CineMata: Exibição de vídeos com temas socioambientais.
11h – Jogos educativos: Jogo A Mata é o bicho e Jogo da Memória.


24 de março (dom)Praça de Eventos
Atividades abertas ao público durante todo o tempo das 10h às 17h
10h – Oficina de desenho de animais da Mata Atlântica.
10h – Contação de Histórias – Contadora: Carla Martins dos Santos.
11h – Oficina: Casinha: boas práticas.
14h – Mini-curso: Técnicas básicas de fotografias. Ministrante: Daniel Fuzer, biólogo e fotógrafo.
15h – Início da Feira de Trocas.
16h – Apresentação de Maracatu, em parceria com o Grupo de Maracatu de Ubatuba.


Atividades que podem ser realizadas a qualquer momento: CineMata, Jogo Ludo Ambiental, Quiz nos IPADs (teste seu conhecimento sobre a Mata Atlântica e as regiões costeira e marinha), Jogo da Memória, Maquete Dinâmica, Oficinas de Desenhos, e outros Jogos Educativos.

Nenhum comentário: