quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Como se comportar em um Zoológico

A visita ao Zoológico é ótima atividade a ser planejada e realizada durante o curso de Zoologia. Se possível, realizar mais de uma saída durante o curso, para que os objetivos de uma única não sejam tão numerosos.
Outra opção é organizar os objetivos por grupos de alunos e, dessa maneira, uma ou duas idas serão suficientes. Posteriormente, os grupos trocam informações e comentam suas anotações na sala de aula.
A saída para o Zoológico, como todo estudo de meio, deve ser planejada e organizada para que não ocorram frustrações metodológicas e pedagógicas. Deve ser montado um roteiro, com questionamentos e atividades, de tal modo que a visita subsidie o curso.

 Para tanto, a visita pode ser feita antes, durante ou depois do curso de zoologia, pois representa inclusive um elemento de avaliação.
O zoológico é uma área destinada ao lazer e à educação do público, e para freqüentá-lo é importante observar algumas regras:

1. Inicialmente, não dê nem permita que dêem alimento aos animais, pois eles possuem uma planilha própria que visa seu bem-estar e fornecer condições de reprodução em cativeiro. Além disso, os alimentos consumidos pelos visitantes, como pipocas, amendoim, salgadinhos, doces, são todos condimentados, podendo causar distúrbios gastrointestinais nos animais.
2. Muitos dos animais expostos em um zôo são de hábitos noturnos e, por isso, durante o dia permanecem deitados, espreguiçando-se ou mesmo dormindo. Algumas pessoas, com o intuito de fazer com que os animais se movimentem, arremessam objetos neles, como pedras, latas, tijolos, etc. Tal comportamento é inaceitável, pois muitos animais em zôos têm sido mortos atingidos por objetos arremessados por visitantes ou morreram por terem ingerido objetos arremessados por visitantes. Portanto, nunca permita que arremessem objetos nos animais.

3. Em geral, nos zoológicos existem placas indicativas sobre as espécies mantidas e avisos de segurança. Nunca deixe de considerar seriamente um aviso de segurança, tal como: "estes animais mordem", "não ultrapasse", "proibido a utilização de flash", etc. Tais avisos têm o objetivo de evitar graves acidentes.
4. Finalmente, talvez a regra mais importante, nunca, mas nunca mesmo, ultrapasse as barreiras de proteção para se aproximar dos animais, da tela ou qualquer outro elemento que os separe do público. Animais aparentemente dóceis podem ser de alta periculosidade, podendo matar ou ferir seriamente um visitante, mesmo dentro de recintos fechados. Por exemplo, o chimpanzé, tido pelo público como um animal dócil, na verdade é um dos animais mais perigosos que podem existir em um zoológico.

Luiz Roberto Francisco, Biólogo,
Especialista em manejo de animais selvagens.
Curador de Répteis e Aves. Fundación Temaikèn - Argentina.

Fonte: Recebido por e-mail (sem identificação)

Nenhum comentário: