sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Mercado de biotecnologia aquecido

Autor: Roni Silva

Definindo a biotecnologia de forma ampla e geral, podemos dizer que ela é o uso de organismos vivos para a produção de bens e serviços.  O mercado de trabalho é amplo como a área, mas em destaque encontra-se a subárea de biotecnologia da saúde que vem se inovando cada vez mais e recebido altos investimentos que aceleram o seu desenvolvimento.

A biotecnologia é considerada o futuro da indústria farmacêutica e atualmente o Brasil caminha para iniciar a implementação de uma indústria nacional, mas empresas internacionais já chegaram ao país e a competitividade aumenta cada vez mais.
O foco do mercado de biotecnologia em saúde é a produção de remédios biológicos e a execução de pesquisas clínicas com pacientes brasileiros. Ainda existe um mercado enorme em crescimento e poucos cursos de especialização ou formação na área.

Em entrevista Marcelo Vianna de Lima, diretor Médico da AMGEN|BERGAMO falou sobre as inovações do mercado na área de biotecnologia da saúde: “Graças aos últimos avanços da medicina no conhecimento de novos processos moleculares responsáveis pela geração de doenças, novos tratamentos com base em biotecnologia estão sendo desenvolvidos de forma “personalizada”, de acordo com a genética e o fenótipo (exclusivo) de cada pessoa. A medicina, até então experimental e com soluções de massa, está migrando para uma medicina baseada em evidências e na personalização do tratamento”.
Lima ressalta ainda que os investimentos na área tendem a crescer cada vez mais, visto que as mudanças no setor afeta radicalmente na vida das pessoas, dando mais poder a médicos e pacientes e desmistificando doenças que antes eram letais.
O mercado na área tem evoluído de forma rápida e por isso, os profissionais da área devem se adequar a esta realidade e terem facilidade de aprendizado, atuando em ambientes multiculturais, sabendo lidar com alto nível de exposição, visto que nosso país tem sido plataforma de aprendizagem para outros países. Vale reforçar também que a área proporciona grande aprendizado em várias áreas e o seu crescimento estimado é sempre superado, finaliza Marcelo.


Fonte: Mercado de biotecnologia aquecido | Portal Carreira & Sucesso

Nenhum comentário: